O SEU GUIA DE JARDINAGEM EM PORTUGAL

Uma quinta familiar no Norte de Portugal

Há uma sensação de completude e cuidado com o terreno ao entrar nestes 1200 m2 cuidadosamente desenhados de uma quinta urbana biológica dos felizes aposentados Zeca e Candida, um casal português de Braga, terceiro A maior cidade. No início, a agricultura urbana era apenas um hobby, uma forma de deixar para trás a agitação da vida cotidiana na cidade, mas, rapidamente, se transformou em um sonho e uma necessidade: garantir que eles pudessem ter seu próprio suprimento de alimentos frescos, orgânicos alimentos cultivados e, em última análise, promover a sua saúde.

Instalada dentro do perímetro urbano, mas cuidadosamente afastada de grandes rodovias, a fazenda urbana orgânica de Zeca e Candida produz durante todo o ano frutas e vegetais como limões, cerejas, morangos ou melões, beterraba, rúcula, feijão, couve, espinafre ou abóbora, apenas para nomear alguns. A diversidade é surpreendente e cada centímetro de terra arável é cuidadosamente usado para aumentar seu suprimento diário de alimentos usando métodos de agricultura orgânica.

Candida, uma enfermeira aposentada, estava muito preocupada com a origem de seus alimentos, depois de ler e aprender sobre os efeitos potencialmente nocivos dos pesticidas na saúde humana. Assim, cultivar vegetais e frutas orgânicas foi o próximo passo lógico para garantir sua saúde e a de sua família. Eles produzem frutas e verduras orgânicas desde 2011, garantindo até 40% de suas despesas diárias com alimentação, sendo o excedente distribuído entre familiares, amigos e alguns vizinhos sortudos que ajudam quando podem.

“O benefício de ter uma horta é poder consumir produtos frescos de qualidade, o que, naturalmente, contribui para a saúde geral, pois os nutrientes são preservados nos alimentos que cultivamos localmente”, diz Zeca. “Sempre que podemos, preferimos comprar orgânicos e fazemos nossas compras no mercado local, onde encontramos produtos da região.”

Começaram plantando sementes e mudas que foram oferecidas por familiares e amigos. Hoje, são totalmente sustentáveis, produzindo seu próprio banco de sementes e adubo orgânico. Eles guardam as melhores sementes de todas as plantas que têm e as replantam na próxima estação. Quanto ao adubo, pediram a ajuda de alguns amigos de penas, as galinhas, que dividem o espaço, comendo visitantes indesejáveis ​​e fertilizando naturalmente a fazenda com seu valioso cocô. Sim, você me ouviu, cocô de galinha é equivalente à mina de ouro na agricultura orgânica. Candida compartilha seu conselho sobre isso: “Você precisa amadurecer o cocô [de frango], deixando-o descansar em um recipiente com água por 2 semanas antes de usá-lo”.

Quando perguntados sobre quais dicas eles dariam para quem deseja montar sua fazenda urbana orgânica, foi o que eles disseram:

  • Obtenha informações primeiro – em livros ou na internet, qualquer fonte é boa para ajudá-lo a começar. Leia o máximo que puder para entender os princípios básicos da agricultura orgânica.
  • Peça conselhos – muitas pessoas em Portugal são de origem rural, por isso conhecem o negócio de como cultivar alimentos. Tente aprender diretamente com um agricultor as coisas básicas, como plantar sementes, oferecendo-se para ajudar em uma fazenda ou horta.
  • Faça um curso – Muitos lugares oferecem treinamento básico em agricultura. Pesquise os da sua área ou pesquise cursos online.
  • A compostagem é o caminho – coloque as mãos na compostagem de qualquer resíduo orgânico do seu jardim ou até mesmo da sua cozinha. Dessa forma, você produzirá seu próprio composto rico para usar em seu projeto de fazenda orgânica, economizará alguns dólares e ajudará a reduzir o desperdício.
  • Obtenha seu próprio fornecedor orgânico – encontre uma loja agrícola local que venda sementes e fertilizantes orgânicos.

Eles também compartilharam alguns truques sobre como lidar com os desafios comuns da agricultura orgânica:

  • ervas daninhas – você precisa removê-las mecanicamente. Sim, eu sei, tão trabalhoso! Mas, ei, você economiza dinheiro com a inscrição na academia.
  • toupeiras – são um pouco difíceis de espantar, mas o casal jura pela eficácia deste equipamento de ultra-som.
  • ratos – plante alguns alho-poró no seu jardim e isso deve manter os ratos afastados.
  • caracóis – bem, hora de pedir ajuda às galinhas…
  • pulgões – borrifar as plantas afetadas com esta mistura caseira de água e pedaços de sabão mais as mesmas quantidades de água e álcool.
  • atrair abelhas – os polinizadores são essenciais para garantir a produção em qualquer fazenda. Plante flores ao redor de sua fazenda orgânica urbana e entre os canteiros.